Últimas Notícias




Prefeitura inaugura Núcleo de Atendimento e Inclusão Social para crianças no CRAS Barra

JORNALISMO | 21/07/2021 09:57 COMENTAR 0
Voltar
Prefeitura inaugura Núcleo de Atendimento e Inclusão Social para crianças no CRAS Barra
Foto: ASCOM Prefeitura de Muriaé



O Centro de Referência de Assistência Social da Barra, inaugurado recentemente pela Prefeitura de Muriaé, ganhou o Núcleo de Atendimento e Inclusão Social (NAIS). O novo espaço, que recebeu o nome de NAIS Bernardete Carneiro, foi aberto em cerimônia informal realizada na manhã desta terça-feira (20).

No local, serão desenvolvidas atividades junto a crianças de até seis anos de idade que apresentam indícios ou que já foram diagnosticadas com deficiência, transtornos e síndromes. A proposta é de fortalecer vínculos familiares e, assim, prevenir que situações de risco e exclusão social para aquele público.

"O NAIS propõe o atendimento pautado na experiência lúdica, em brincadeiras, expressões artísticas e na estimulação das crianças, buscando garantir a interação e a proteção social delas", explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Muriaé, Eveline Amaral.

As crianças atendidas no NAIS serão encaminhadas a partir do programa Criança Feliz e das unidades de CRAS, CREAS e Casa Lar existentes em Muriaé. As secretarias municipais de Educação (através das escolas infantis e do Atendimento Educacional Especializado) e de Saúde, a exemplo da Associação Muriaeense dos Autistas, também atuarão no encaminhamento de crianças que necessitarem do serviço.

A cerimônia de abertura do NAIS teve a presença do vice-prefeito Marcos Guarino e das secretarias de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral, e de Educação, Maria Amélia Xaia.

Bernardete Carneiro - O novo NAIS do CRAS da Barra foi batizado com o nome de Bernardete Carneiro, figura marcante na história de Muriaé. 

Ela foi fundadora da primeira escola a oferecer gratuitamente o antigo ensino ginasial em Muriaé. Também atuou no projeto Pró-Moradia, idealizado pelo padre Tiago Prins, que até hoje oferece a famílias de baixa renda a oportunidade de terem acesso à casa própria. Já na política, foi a primeira mulher a ser vereadora no município.

Fonte : ASCOM Prefeitura de Muriaé