Últimas Notícias




Psiquiatra Ferdinando Simão, fala sobre “Setembro Amarelo” em entrevista na Rádio Muriaé

JORNALISMO | 14/09/2020 13:58 COMENTAR 0
Voltar
Psiquiatra Ferdinando Simão, fala sobre “Setembro Amarelo” em entrevista na Rádio Muriaé
Ferdinando Simão Rodrigues é psquiatra e falou na entrevista sobre a prevenção do suicídio, entre outros assuntos






Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o movimento “Setembro Amarelo”. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
 
Segundo a campanha, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
 
De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.
Para falar melhor sobre esse tema, a equipe de jornalismo da Rádio Muriaé trouxe até a emissora o psiquiatra Ferdinando Simão Rodrigues. Em entrevista ele esclareceu dúvidas e repassou orientações importantes para prevenção deste mal.
 
Segundo Dr. Ferdinando o mais importante para prevenção do suicídio é a solidariedade, ser solidário à pessoa que demonstra fragilidade. 
 
De acordo com o psiquiatra a mudança de comportamento é uma característica relevante nas pessoas que apresentam problemas de saúde mental e pensamentos suicidas. 
 
Dr Ferdinando atende em Muriaé na Clínica NIP - Núcleo Integrado de Psiquiatria, que fica na Rua Eudóxia Canedo, 17, no Centro. O telefone de seu consultório é 3721-2707.
 
Confira no vídeo acima a entrevista completa. 
 
Fonte : Rádio Muriaé