Últimas Notícias




Com estoques baixos, doação de sangue em Muriaé é mantida para esta quarta-feira

JORNALISMO | 24/03/2020 15:57 COMENTAR 0
Voltar
Com estoques baixos, doação de sangue em Muriaé é mantida para esta quarta-feira
(Fotos: Arquivo Rádio Muriaé)



As coletas acontecem no antigo Centro Viva a Vida, ao lado do HSP, de 7h30 às 15h


No momento em que a principal recomendação é o isolamento e o distanciamento social ocasionado pelo coronavírus, a queda considerável no número de doação de sangue gera preocupação em Muriaé. A fim de não deixar os estoques desabastecidos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Gestor, vai realizar a campanha normalmente nesta quarta-feira (25).

O atendimento começa às 7h30 e prossegue até às 15h, sem intervalo para almoço. As doações acontecem no CEAE (antigo Viva Vida), que está localizado na Rua Coronel Izalino, Centro (próximo ao Hospital São Paulo).

As medidas de higiene serão reforçadas. Será disponibilizado álcool 70° para higienização das mãos e antebraço, tanto para profissionais da saúde quanto para doadores. Além disso, está sendo oferecido todos os equipamentos de proteção, como máscaras, por exemplo.

Quem pode doar

Podem doar sangue, pessoas de 16 a 69 anos, com boa saúde e peso a partir de 50kg. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da coleta, bem como ter contraído hepatite após os 11 anos, nem ter sofrido de doença de Chagas.

Também há restrição quanto a comportamento de risco para doenças transmissíveis. Já quem acabou de fazer tatuagem ou colocar piercing precisa aguardar 12 meses antes de doar sangue.

 

Fonte : Rádio Muriaé