Últimas Notícias




Com dificuldade financeira, empresa busca revogação da lei que ampliou gratuidade para idosos em Muriaé

JORNALISMO | 09/08/2018 12:41 COMENTAR 13
Voltar
Com dificuldade financeira, empresa busca revogação da lei que ampliou gratuidade para idosos em Muriaé
Nesta quinta (9), o gerente operacional da Viação União, Michel Fajardo, participou do “Manhã da Muriaé”






A empresa Coletivos União, responsável pelo transporte coletivo urbano em Muriaé está buscando a revogação da lei municipal 5.525/2017 - de autoria da vereadora Mirian Fachini - que passou a vigorar em 2017, e ampliou a gratuidade do serviço para idosos a partir dos 60 anos. Até então, eram contempladas com o benefício pessoas a partir dos 65 anos.

Em entrevista na Rádio Muriaé, nesta quinta-feira (9), o gerente operacional da Viação União, Michel Fajardo, explicou que, na prática, a lei gerou forte impacto na saúde financeira da empresa, que também concede gratuidade, como prevê a legislação brasileira, para deficientes físicos, gestantes a partir do quarto mês de gestação, idosos acima de 65 anos e crianças de até 5 anos, bem como concede, sem obrigação legal, desconto de 50% no valor da passagem para estudantes.

Clique acima e assista na íntegra

A Viação União também argumenta que a Constituição Federal, em seu artigo 230, estabelece o direito de transporte coletivo gratuito para pessoas acima de 65 anos. O mesmo está descrito no artigo 39 do estatuto do Idoso.

Em nota oficial (veja ao fim do texto), a empresa destaca também que a lei municipal foi considerada inconstitucional pela Procuradoria Geral do Município e vetada pelo prefeito Grego, sendo então promulgada pela Câmara de Vereadores.

Fajardo informou que a empresa ingressou na Justiça Federal, buscando reverter a situação e enviou ofício à Prefeitura, a fim de que o Executivo intervenha para a revogação da lei municipal, caso contrário, será necessário cortar o desconto dos estudantes, ainda que temporariamente.

 

Nota da Viação União sobre gratuidade das passagens para idosos

“A Viação União torna público que está tendo dificuldades em cumprir seus compromissos financeiros devido à Lei Municipal 5.525/2017, criada pela vereadora Miriam Facchini no ano passado. Tal lei, que é considerada inconstitucional, estabelece a gratuidade das passagens urbanas para idosos entre 60 e 64 anos.

Esta lei foi vetada pelo prefeito à época, conforme parecer jurídico da Procuradoria Geral do Município, que concluiu pela sua inconstitucionalidade – o artigo 230, parágrafo 2º da Constituição Federal, diz que “aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos”, ou seja, a legislação preconiza a gratuidade somente para idosos a partir de 65 anos.

Diante desta situação, a empresa está informando a Prefeitura de Muriaé, por meio de ofício, sobre essas dificuldades em manter seus compromissos. Neste documento, a Viação União informa também que, além da gratuidade da passagem para idosos desta faixa etária (entre 60 e 64 anos), oferece outro benefício aos usuários, como o desconto na metade da passagem para estudantes, algo que não é obrigatório por lei e que não entra no cálculo do reajuste do preço da tarifa, por ser um benefício oferecido espontaneamente pela empresa. Além disso, a Viação União já oferece, de forma gratuita e conforme preconiza a legislação, passagem gratuita para deficientes físicos, grávidas a partir do quarto mês de gestação, idosos acima de 65 anos e crianças de até 5 anos.

A empresa quer estabelecer um diálogo com a Administração Municipal, para que a Prefeitura se posicione diante desta situação: ou optando pelo desconto oferecido para os estudantes, ou revogando a Lei Municipal 5.525/2017, de autoria da vereadora Miriam Fachini. Caso a Prefeitura não revogue esta lei, a Viação União terá que cortar o desconto de metade das passagens para alunos, pois a empresa não terá condições de arcar com esses dois benefícios sem onerar os usuários em um possível aumento de passagem.

Na região apenas Muriaé possui uma lei como esta, a qual é considerada inconstitucional. A Viação União está recorrendo na Justiça contra a Lei 5.525/2017, lei esta que foi vetada pelo prefeito e aprovada pela Câmara de Vereadores, tendo a empresa cumprindo-a desde que a mesma entrou em vigor.

Por fim, a Viação União reforça que age em conformidade com a legislação e que preza pela qualidade na prestação dos serviços em transporte público.”

 

Fonte : Radio Muriaé




Nome: Luiz Costa
Postado no dia 09/08/2018 - 13:13
Cidade: VILA VELHA-ES

Senhora vereadora, entenda de uma vez por toda que, "não existe almoço grátis"... simples não?
Nome: André
Postado no dia 09/08/2018 - 13:18
Cidade: Muriaé -Minas Gerais

Gostaria que a empresa mostre a valor da perda da receita. Mostre com números não com mimi, pra mim isso é desculpa para cortar o desconto dos estudantes. Que é muito maior que a faixa de 60 a 64 anos. É só ver nos dados do ibge quantos estudantes tem e idosos na faixa de 60 a 64anos . É só lembrando o estudante usa no mínimo 2 vezes o transporte por dia.
Nome: Zé
Postado no dia 09/08/2018 - 13:27
Cidade: Muriae-MG

Como diria meu chefe: "Não quer trabalhar, dá a vaga pra outro."
Nome: Aerton
Postado no dia 09/08/2018 - 14:02
Cidade: MURIAÉ-MG

SIMPLESMENTE FAZER INVESTIMENTO QUANTO A MELHORIA DO TRANSPORTE NINGUÉM FAZ, AGORA CORTAR BENEFICIOS ISTO SIM ELES QUEREM SEM TITUBEAR , FORA QUE TEM HORARIOS QUE O ONIBUS NEM CUMPRE, COMO ONTEM DAS 17:30 AS 19:00 NÃO CIRCULOU NEM 1 ONIBUS NO SENTIDO GASPAR x PRIMAVERA, ISTO A EMPRESA NÃO VER NÃO, ENTÃO SE ESTÁ EM DIFICULDADE PROCURE MELHORAR O ATENDIMENTO QUE QUEM SABE O PASSAGEIRO PASSE A ANDAR MAIS DE ONIBUS E DEIXAR O CARRO EM CASA, AGORA É MAIS FÁCIL RECLAMAR E CORTAR BENEFICIOS DO QUE FICAR ATENTO E SABER ONDE ESTÁ O ERRO, SE NÃO CONCORDAREM ME PROVEM O CONTRARIO DE TUDO ISTO QUE FALEI
Nome: Tô de olho
Postado no dia 09/08/2018 - 15:12
Cidade: Muriaé-MURIAÉ

Tudo isso, justifíca o estado lastimável dos onibus da cidade? Em momento algum a empresa se preocupa com o bem estar e conforto de seus passageiros. Na hora q mexe no caixa deles, aí sim, correm pra mídia como se fossem vítimas.
Nome: Vamos estudar
Postado no dia 09/08/2018 - 16:21
Cidade: muriae-MG

Favor observar o art. 39, § 3º do estatuto do idoso. Lei 10.741 § 3o No caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo.
Nome: Tô de olho
Postado no dia 09/08/2018 - 18:04
Cidade: Muriaé-MURIAÉ

Tudo isso, justifíca o estado lastimável dos onibus da cidade? Em momento algum a empresa se preocupa com o bem estar e conforto de seus passageiros. Na hora q mexe no caixa deles, aí sim, correm pra mídia como se fossem vítimas.
Nome: Tiago
Postado no dia 09/08/2018 - 19:40
Cidade: Muriaé -Mg

Coloca outra empresa para ter concorrência aí quero ver eles reclamar,essa empresa q presta um serviço de péssima qualidade para nós muriaeenses ,fica aí minha pergunta,pq não vem outra empresa de coletivos para nossa cidade?
Nome: Tiago
Postado no dia 09/08/2018 - 19:45
Cidade: Muriaé -Mg

Falou tudo certo uma vergonha esse serviço prestado por essa empresa.
Nome: LUIZ
Postado no dia 09/08/2018 - 20:20
Cidade: Muriaé-MG

Não entendo!!! As condições dos ônibus hoje são as mesmas de quando a gratuidade da faixa de idade em questão era cobrada: Péssima!!! Ônibus sujos e escuros com lâmpadas queimadas, letreiros com o destino apagado, corda de sinal toda remendada, funcionários desmotivados!!! E ainda a empresa quer exigir??? Me poupe, nos poupem, se poupem!!! Seja a mudança para depois exigir mudança!!!
Nome: Pedro
Postado no dia 09/08/2018 - 21:49
Cidade: Muriaé -Minas gerais

Em cidades consideradas menos desenvolvidas que a nossa MURIAE...A gratuidade nos ônibus para os idosos a partir dos 60 já existe há muitos anos !!!
Nome: Elizeu Moreira
Postado no dia 10/08/2018 - 06:53
Cidade: Muriaé -MG

Muriaé é uma vergonha mesmo, mesmo sendo inconstitucional aprovam e promulga uma lei municipal que fere uma lei nacional e ainda querem que o correto se justifique, só em Muriaé-MG mesmo, essa cidade já não tem trabalho, se perder mais uma empresa, e de transporte urbano, aí sim vai ficar muito bom. Acorda Muriaé
Nome: OBSERVADOR
Postado no dia 10/08/2018 - 09:09
Cidade: Muriaé -MG

Simples:estabeleça a concorrência de mais empresas de ônibus em Muriaé.








01 - Eduardo Costa
Forró e Paixão
02 - Marília Mendonça
Amante Não Tem Lar
03 - Luan Santana
Acordando Prédio
04 - Dilsinho
Cansei de Farra
05 - Henrique e Juliano
Vidinha de Balada
06 - Zé Neto e Cristiano
Cadeira de Aço
07 - Luis Fonsi feat. Daddy Yankee and Justin Bieber
Despacito
08 - Maiara e Maraisa
Sorte que cê beija bem
09 - Gustavo Lima
Abre o Portão Que Eu Cheguei
10 - Marcos e Belutti
Eu Era